O pinheiro é a única árvore que não perde as folhas durante o ano e significa vida permanente.
Remete a SANTÍSSIMA TRINDADE: DEUS PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO
2- O PRESÉPIO
Foi idealizado por São Francisco de Assis, que pediu para um homem chamado Giovanni Villita construí-lo. São Francisco celebrou uma missa diante desse presépio, que foi descrita como celebração em um ambiente divino.
3- A GUIRLANDA:
Indica a presença o MENINO JESUS.
4- OS PRESENTES:
Relacionam-se aos 3 Reis Magos, em Mateus (Melquior, Baltazar e Gaspar) que levaram presentes a Jesus: ouro, para representar a nobreza de Jesus,incenso, por sua divindade e mirra, erva amarga, que simboliza o sofrimento de Jesus, enquanto homem e Salvador da Humanidade.
5- O PAPAI NOEL:
Inspirado em São Nicolau, que viveu e morreu em Demre na costa mediterrânea da Turquia, entre os séculos I e II. Santo conhecido por proteger os marinheiros, ajudar as crianças e oferecer ouro aos pobres, em segredo. Às vezes,o Bispo Nicolau usava até a chaminé das casas para deixar suas ofertas.
Vamos ficar com o exemplo SÃO NICOLAU e esquecer o do Papai Noel de hoje, que representa a indústria do consumismo!!
6- A MISSA DO GALO OU DA MEIA-NOITE
Conta a lenda que o galo cantou somente à meia-noite no dia emj que Jesus nasceu.
7- AS FLORES
Conta-se que uma humilde camponesa desejava oferecer ao Menino Jesus um presente e não tinha o que dar. Surge um anjo e sugere a ela uma planta que existia à beira da estrada. Feliz, ela vai entregar as flores de papagaio ou espírito santo a Ele, porém zombam dela. As suas lágrimas ao caírem sobre elas, tornaram-nas vermelhas para o espanto de todos.
O Homem não vive sem sinais ou símbolos. Seu pensar, seu conhecer, seu expressar o real e o espiritual é realizado através deles.
Que o conhecimento dos símbolos do Natal nos ajudem a vivê-lo melhor, a celebrá-lo dignamente no dia 25 de dezembro e a ter JESUS vivo hoje e sempre em nossos corações!
FELIZ NATAL!