segunda-feira, 29 de novembro de 2010

PADRE RICARDO LUSUEGRO

Irmãos amados,

Vamos rezar pelo Padre Ricardo, pois acabamos de saber que voltou para o hospital e seu estado é grave!
Permaneçamos unidos em oração na esperança de que Nosso Deus tudo pode!
 Peçamos a intercessão de Maria, nossa mãe do Céu!
Oremos sem cessar, irmãos!

sábado, 27 de novembro de 2010



Hoje celebramos a festa de Nossa Senhora das Graças!

Neste dia do ano de 1830, Santa Catarina Labouré foi presenteada com a aparição da Virgem Santíssima, que lhe confiou a missão de mandar fazer uma medalha de acordo com o modelo que Ela mesma detalhou e assim prometeu:


" As pessoas que usarem com confiança esta medalha receberão muitas graças!"
    Esta medalha, disse o Papa Pio XII, foi instrumento de tão numerosos favores que o povo a chamou de MEDALHA MILAGROSA.

TESTEMUNHO:
No oitavo mês de minha gestação, minha mãe, Nilda, viajando de trem para Assis-SP onde seria realizado o parto , deparou-se com uma provação. Numa estação, meu pai atrasando-se um pouco para voltar, caiu no vão entre o trem e a estação e eu e minha mãe seguimos viagem sem nada saber. Com o passar dos minutos, minha mãe notou a ausência dele e foi ficando muito nervosa. Neste momento, aproximou-se dela uma pessoa muito tranquila, que lhe entregou a medalha milagrosa e disse:
___ Tenha calma, tudo dará certo!
Minha mãe, uma fervorosa filha de Maria, prometeu chamar-me Maria das Graças, na certeza de que tudo daria certo verdadeiramente.
E foi o que aconteceu. Meu pai, o Sr. René, ficou bem e eu pude nascer com saúde!
Nossa Senhora das Graças é muito querida por mim desde sempre e uso com muito zelo e carinho Sua Medalha Milagrosa, tendo a convicção de que a Mãe do Céu em suas diversas denominações é nossa maravilhosa Rainha do Céu e intercessora, juntamente com os anjos e santos.
Porém não há MAIOR NOME sobre o Céu e a Terra do que o de nosso Bom e Amoroso Deus Pai, Filho e Espírito Santo, que nos confiou à mãe, aos anjos e santos, por conhecer a nossa fraqueza. O Todo Poderoso, em sua infinita misericórdia e sabedoria sempre soube que necessitaríamos de muita ajuda para chegar ao Céu! Devemos ter isso sempre em mente e usar com muito discernimento as devoções, sem nos esquecermos de que todo poder vem de Deus!
A Ele todo o nosso louvor e agradecimento sincero à Mãe do Céu, especialmente hoje pelo dia de sua festa!

Maria das Graças Xavier Salatini



NOVENA EM HONRA DA VIRGEM IMACULADA DA MEDALHA MILAGROSA:

ATO DE CONTRIÇÃO:
Meu bom Jesus que por mim morrestes na cruz, tende piedade de mim, perdoai os meus pecados e dai-me a graça de nunca mais pecar.

PRIMEIRO DIA: PRIMEIRA APARIÇÃO
Contemplemos a Virgem Imaculada, em sua primeira aparição a Santa Catarina de Labouré.
A piedosa noviça guiada por seu Anjo da Guarda é apresentada à Imaculada Senhora. Consideremos sua inefável alegria. Seremos também felizes, como Santa Catarina, se trabalharmos com ardor na nossa santificação.

SÚPLICA A NOSSA SENHORA:
Ó Imaculada Virgem, Mãe de Deus e nossa Mãe, ao contemplar-vos de braços abertos derramando graças sobre os que as pedem, cheios de confiança na Vossa poderosa intercessão inúmeras vezes manifestada pela Medalha Milagrosa, embora reconhecendo a nossa indignidade por nossas numerosas culpas, acercamo-nos de vossos pés para vos expor durante esta novena as nossas mais prementes necessidades...

(Fazer o pedido e silenciar por um instante)

Concedei, pois, ó Virgem da Medalha Milagrosa este favor que confiantes vos solicitamos para maior glória de Deus, engrandecimento do Vosso Nome e o bem de nossas almas e para melhor servirmos ao Vosso Divino Filho, inspirai-nos um profundo ódio ao pecado e dai-nos a coragem de nos afirmar sempre verdadeiros cristãos Amém.

Rezar 3 Ave-Marias dizendo em cada uma:
Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a Vós!

ORAÇÃO FINAL:
Santíssima Virgem eu creio e confesso vossa Santa e Imaculada Conceição, pura e sem mancha.Ó puríssima Virgem Maria, por Vossa Conceição Imaculada e Gloriosa prerrogativa de Mãe de Deus, alcançai-me de vosso Amado Filho a humildade, a caridade, a obediência, a castidade, a santa pureza de coração, de corpo e de espírito, a perseverança na prática do bem, uma santa vida e uma boa morte. Amém.

SEGUNDO DIA: LÁGRIMAS DE MARIA

Contemplemos Maria chorando sobre as calamidades que viriam sobre o mundo, pensando que o Coração de seu Filho seria ultrajado, a cruz escarnecida e seus filhos prediletos perseguidos. Confiemos na Virgem Compassiva e também participaremos no fruto de suas lágrimas.

TERCEIRO DIA: PROTEÇÃO DE MARIA

Contemplemos nossa Imaculada Mãe dizendo em suas aparições a Santa Catarina:
"Eu mesma estarei convosco, não vos perco de vista e vos concederei abundantes graças.
Sede para mim, Virgem Imaculada, o escudo e a defesa em todas as necessidades.

QUARTO DIA: APARIÇÃO

Estando Catarina Labouré em oração a 27 de novembro de 1830, apareceu-lhe a Virgem Maria, formosíssima, esmagando a cabeça da serpente infernal: nesta aparição vemos seu desejo imenso de nos proteger sempre contra o inimigo de nossa salvação.
Invoquemos a Imaculada Mãe com confiança e amor!

QUINTO DIA: AS MÃOS DE MARIA

Contemplemos, hoje, Maria desprendendo de suas mãos raios luminosos:
"Estes raios - disse Ela- são a figura das graças que derramo sobre todos aqueles que as pedem e aos que trazem com fé minha medalha."
Não desperdicemos tantas graças! Peçamos com fervor, humildade e perseverança e Maria as alcançará para nós!

SEXTO DIA: APARIÇÃO

Contemplemos Maria aparecendo à Santa Catarina, radiante de luz, cheia de bondade, rodeada de estrelas e mandando fazer uma medalha, prometendo a todos que a trouxerem com devoção e amor muitas graças.
Guardemos fervorosamente s Santa medalha e como escudo, ela nos protegerá nos perigos!

SÉTIMO DIA: SÚPLICA

Virgem Milagrosa, Rainha Excelsa, Imaculada Senhora, sede meu refúgio nesta terra, meu consolo nas tristezas e aflições, minha fortaleza e advogada na hora da morte.

OITAVO DIA: SÚPLICA

Ó Virgem Imaculada da Medalha Milagrosa, fazei que esses raios luminosos que irradiam de vossas mãos virginais, iluminem minha inteligência para melhor conhecer o bem e abrazem meu coração com vivos sentimentos de fé, esperança e caridade.

NONO DIA: SÚPLICA

Ó Mãe Imaculada, fazei que a cruz de vossa Medalha brilhe sempre diante de meus olhos, suavize as penas da vida presente e me conduza à vida eterna.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------SÚPLICAS ESPECIAIS PELO DIA DE HOJE:

- Por todos nós, comunidade Basílica da Vila Xavier e  pelas nossas famílias
- por nosso Pároco, Padre Bruno
- pelo Padre Pedro Tomaselli, hoje missionário no Japão, onde há somente 1% de cristãos, para que o Senhor da Messe envie  ajuda para a  Evangelização dos japoneses *
- por todos os Padres do Pime, em especial pelo Padre Ricardo Lusuegro que se recupera bem, graças a Deus
- por todos os catequizandos que irão receber sua Primeira Eucaristia no próximo domingo dia 05/12,  suas famílias e catequistas
- por todos os crismandos que recebem a Crisma no dia 12/12, suas famílias e catequistas
- por todas as EQUIPES DE NOSSA SENHORA
- por todos os doentes e necessitados de nossas comunidades
- pela conversão dos pecadores
- pela Santa Igreja Católica e Apostólica, o Santo Padre o Papa e todo o clero

* e-mail do Padre Pedro: tomsellije@hotmail.com

NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS, ROGAI POR NÓS!







                                                          

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

DIA MUNDIAL DE AÇÃO DE GRAÇAS

"Bom é render graças ao Senhor..." (Sl 92, 1)

"Entrai por suas portas com ações de graças..." (Sl 100, 4)


É próprio das almas nobres agradecer sempre,  por tudo e em tudo a Deus, o nosso Criador e de todas as coisas!
A virtude da gratidão está em toda a Bíblia, vem dela e se reflete ao longo da história. 


Pintura da primeira Celebração de Ação de Graças
                                                                        
HISTÓRICO INTERESSANTE:

O costume do "Dia de Ação de Graças " vem dos Estados Unidos. Em 1620, peregrinos puritanos fugiram de navio por serem vítimas de perseguição religiosa na Inglaterra. Eram muitas famílias em busca da terra da liberdade. Chegando ao continente americano fundaram treze colônias, semente e raiz dos Estados Unidos da América do Norte. O primeiro ano foi muito difícil para eles, pois o frio e as feras eram fatores adversos. Mas não desanimaram, todos tinham fé em Deus e em suas promessas. Fizeram cabanas e semearam o solo confiantes. Os índios, conhecedores do lugar, ajudaram a melhorar a produção. No ano seguinte tiveram uma colheita abençoada e abundante. Emocionados e agradecidos colheram os melhores frutos e convidaram os índios para juntos celebrarem uma grande festa de louvor e gratidão a Deus. Nascia  aí o "Thanksgiving Day", celebrado até hoje na quarta quinta-feira de novembro, data estabelecida pelo presidente Roosevelt , em 1939, e aprovada em 1941.

"Eu quisera que toda a humanidade se unisse , num mesmo dia, para um universal agradecimento a Deus", disse o embaixador brasileiro, Joaquim Nabuco,  ao participar em Washington do dia Nacional de Graças. Assim, foi criado no Brasil, no governo Gaspar Dutra, quando o Congresso Nacional aprovou a Lei 781, que consagrava a última quinta-feira de novembro ao Dia Nacional de Ação de Graças.
Em 1966 o Marechal Castelo Branco mudou a comemoração para a quarta quinta-feira de novembro a fim de coincidir com os outros países.


Jantar típico de um Dia de Ação de Graças
                                                                  

Nossa gratidão ao Senhor Nosso Deus, o Todo Poderoso, pode, deve e precisa ser manifestada sempre, não somente com palavras, orações e hinos de louvor,  mas também e principalmente com  atos concretos de amor a Ele e ao próximo, transformados em obras a favor da glória de Seu Reino na Terra. Coloquemos à disposição Dele e dos irmãos os dons recebidos e ofereçamos sacrifícios ao fazer a vontade de Deus para o bem de nossa amada e Santa Igreja Católica e Apostólica, aquela que foi instituída por Jesus e que também faz memória a Sua Paixão, Morte e Ressurreição em cada Eucaristia celebrada.

PARA MEDITAR:

Você tem motivos para agradecer a Deus? Como o faz?
O ato de agradecer na vida cotidiana é algo ultrapassado ou está sendo pouco praticado?
Lembra-se dos dez leprosos curados por Jesus? Somente um voltou para agradecer. O que acha disso?
Por que será que reclamamos no lugar de clamarmos a Deus diante das provações?

UM CONVITE:

Vamos criar no Dia Mundial de Ação de Graças uma forma  diferente  de celebração em nossa comunidade?

GLÓRIAS E LOUVORES AO NOSSO  BOM DEUS QUE É PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO HOJE DE FORMA ESPECIAL E SEMPRE!

sábado, 13 de novembro de 2010

BATISMO DOS CATEQUIZANDOS

"Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado."
                                                                                               (São  Marcos 16, 16)


                                                                                    

Com muita alegria, realizamos no domingo passado, durante a Santa Missa o Batismo dos catequizandos que são candidatos a receber a sua Primeira Eucaristia e alguns também o Crisma. Momento muito belo de união entre Basílica, Capelas e comunidade presente que pode participar e acolher esses novos irmãos, agora parte integrante dela!
Demos graças a Deus, queridos catequistas , por podermos realizar a Santa Vontade do Senhor para a vida destes queridos irmãos em Cristo!








Nosso agradecimento ao nosso pároco, Padre Bruno Brugnolaro e aos catequistas que prepararam os catequizandos!

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

PROGRAMA CRISMA 2010

1- ENCONTRO COM OS PAIS
     08/11 às 20 horas no Salão Verde
2-  REPASSE:
     dias 15, 16, 17, 18 e 19 de novembro das 17:30 às 18:30 horas
3-PARA-LITURGIAS
     de 22 a 26/11 às 19 horas ( participação da missa à noite)
4- PALESTRA: OS DONS DO ESPÍRITO SANTO)
     dia 26 às 20 horas no Centro Catequético
     É obrigatória a presença de todos
5- RITO PENITENCIAL
     dia 27/11 às 20 horas na Basílica
6- CONFISSÕES: (inscrições na Secretaria da Catequese)
    dias 6 e 7 de dezembro
    horário para os crismandos: das 8 às 11:30 e das 14 às 17:00 horas (agendar)
    Os pais e padrinhos deverão procurar as confissões comunitárias:
     Basílica 7/12 e Capela Cristo Rei 9/12
7- ENSAIO
     08/12 às 20:00 na Basílica
8- TAXA: $ 35,00
     estão incluídos camiseta, vela, lembrança, enfeites da igreja e taxa para o seminário)


                                                            

domingo, 7 de novembro de 2010

PROGRAMA PRIMEIRA EUCARISTIA 2010

BASÍLICA SÃO VICENTE DE PAULO - PRIMEIRA COMUNHÃO EUCARÍSTICA


                                                                       
                                                                                  
1- 07/11 às 9:30 horas durante a Santa Missa: BATISMO
2- 08/11 às 20:00 no Salão Verde: ENCONTRO COM PAIS DA PRIMEIRA EUCARISTIA E CRISMA
3- 15/16/17/18 e 19/11 das 17:30 às 18:30: REPASSE E ENSAIO DE CANTOS COM PADRE BRUNO
4- 20/11 das 9:00 às 10:30 no Centro Catequético: TESTE
5- 22 a 26/11 às 19:00 na Basílica: PARA - LITURGIAS (Participação da Missa à noite)
6- 27/11 às 20 horas na Basílica: RITO PENITENCIAL
7- 28/11 às 9:30 horas, durante a Missa na Basílica: APRESENTAÇÃO À COMUNIDADE (** chegar às 9:00)
8- 1 e 2/12 das 8:00 às 11:30 e das 14:00 às 17:00 horas (catequizandos) das 20 às 22 horas (pais): CONFISSÕES DE CATEQUIZANDOS E PAIS: Agendar horário com a secretária Lídia
9- 04/12 das 8 às 10:00 h. na Basílica: ENSAIO DA CELEBRAÇÃO DA PRIMEIRA EUCARISTIA E CANTOS
10- 05/12 às 9:30 horas na Basílica:
 PRIMEIRA COMUNHÃO  EUCARÍSTICA
   **  CATEQUIZANDOS E FAMÍLIAS: CHEGAR ÀS 9 HORAS


Queridas Famílias,

Tendo em vista a festa da Primeira Comunhão Eucarística, gostaríamos que todos os pais comungassem, se for possível. O exemplo é para as crianças, mais que palavras.

Padre Bruno


CAMISETAS: $10,00 com D. Ermínia - fone: 3323-6022
Secretaria Basílica: 2232-7852 : Lídia

                                                                   

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

FESTA DE TODOS OS SANTOS




"Deveis ser perfeitos como vosso Pai Celeste é perfeito." (Mt 5, 48)

Neste dia, a Igreja militante (que luta na Terra), honra a Igreja triunfante do Céu "celebrando numa única solenidade,  todos os Santos" - como diz o sacerddote na oração da missa - para render homenagem àquela multidão de Santos que povoam o reino dos Céus que São João viu no Apocalipse.



"Precisamos de Santos Modernos, Santos do século XXI"

Precisamos de Santos sem véu ou batina,
Precisamos de Santos de calça jeans e tênis,
Precisamos de Santos que vão ao cinema, ouvem música e passeiam com os amigos.
Precisamos de Santos que coloquem Deus em primeiro lugar, mas que se "lascam" na faculdade.
Precisamos de Santos que tenham tempo todo dia para rezar e que saibam namorar na pureza e castidade, ou que consagrem sua castidade.
Precisamos de Santos modernos, Santos do século XXI, com uma espiritualidade inserida em nosso tempo.
Precisamos de Santos comprometidos com os pobres e as necessárias mudanças sociais.
Precisamos de Santos que vivam no mundo, se santifiquem no mundo, que não tenham medo de viver no mundo.
Precisamos de Santos que bebam coca-cola, que comam hot dog, que usem jeans, que sejam internautas, que escutem discman.
Precisamos de Santos que amem a Eucaristia e que não tenham vergonha de tomar um refri ou comer  pizza com os amigos no fim-de-semana com os amigos.
Precisamos de Santos que gostem de cinema, de teatro, de dança, de música, de esporte.
Precisamos de Santos sociáveis, abertos, normais, alegres, amigos, companheiros.
Precisamos de Santos que estejam no mundo e saibam saborear as coisas puras e boas do mundo, mas que não sejam mundanos."

(Carta aos Jovens - João Paulo II)