"Bom é render graças ao Senhor..." (Sl 92, 1)
"Entrai por suas portas com ações de graças..." (Sl 100, 4)
É próprio das almas nobres agradecer sempre, por tudo e em tudo a Deus, o nosso Criador e de todas as coisas!
A virtude da gratidão está em toda a Bíblia, vem dela e se reflete ao longo da história.
Pintura da primeira Celebração de Ação de Graças |
HISTÓRICO INTERESSANTE:
O costume do "Dia de Ação de Graças " vem dos Estados Unidos. Em 1620, peregrinos puritanos fugiram de navio por serem vítimas de perseguição religiosa na Inglaterra. Eram muitas famílias em busca da terra da liberdade. Chegando ao continente americano fundaram treze colônias, semente e raiz dos Estados Unidos da América do Norte. O primeiro ano foi muito difícil para eles, pois o frio e as feras eram fatores adversos. Mas não desanimaram, todos tinham fé em Deus e em suas promessas. Fizeram cabanas e semearam o solo confiantes. Os índios, conhecedores do lugar, ajudaram a melhorar a produção. No ano seguinte tiveram uma colheita abençoada e abundante. Emocionados e agradecidos colheram os melhores frutos e convidaram os índios para juntos celebrarem uma grande festa de louvor e gratidão a Deus. Nascia aí o "Thanksgiving Day", celebrado até hoje na quarta quinta-feira de novembro, data estabelecida pelo presidente Roosevelt , em 1939, e aprovada em 1941.
"Eu quisera que toda a humanidade se unisse , num mesmo dia, para um universal agradecimento a Deus", disse o embaixador brasileiro, Joaquim Nabuco, ao participar em Washington do dia Nacional de Graças. Assim, foi criado no Brasil, no governo Gaspar Dutra, quando o Congresso Nacional aprovou a Lei 781, que consagrava a última quinta-feira de novembro ao Dia Nacional de Ação de Graças.
Em 1966 o Marechal Castelo Branco mudou a comemoração para a quarta quinta-feira de novembro a fim de coincidir com os outros países.
Jantar típico de um Dia de Ação de Graças |
Nossa gratidão ao Senhor Nosso Deus, o Todo Poderoso, pode, deve e precisa ser manifestada sempre, não somente com palavras, orações e hinos de louvor, mas também e principalmente com atos concretos de amor a Ele e ao próximo, transformados em obras a favor da glória de Seu Reino na Terra. Coloquemos à disposição Dele e dos irmãos os dons recebidos e ofereçamos sacrifícios ao fazer a vontade de Deus para o bem de nossa amada e Santa Igreja Católica e Apostólica, aquela que foi instituída por Jesus e que também faz memória a Sua Paixão, Morte e Ressurreição em cada Eucaristia celebrada.
PARA MEDITAR:
Você tem motivos para agradecer a Deus? Como o faz?
O ato de agradecer na vida cotidiana é algo ultrapassado ou está sendo pouco praticado?
Lembra-se dos dez leprosos curados por Jesus? Somente um voltou para agradecer. O que acha disso?
Por que será que reclamamos no lugar de clamarmos a Deus diante das provações?
UM CONVITE:
Vamos criar no Dia Mundial de Ação de Graças uma forma diferente de celebração em nossa comunidade?
GLÓRIAS E LOUVORES AO NOSSO BOM DEUS QUE É PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO HOJE DE FORMA ESPECIAL E SEMPRE!
Nenhum comentário:
Postar um comentário