terça-feira, 12 de outubro de 2010

NOSSA SENHORA APARECIDA

VIVA A MÃE DE DEUS E NOSSA!
SEM PECADO CONCEBIDA!  
VIVA A VIRGEM IMACULADA!                
A SENHORA APARECIDA!

Esse título se deve ao fato de sua aparição em Aparecida do Norte, São Paulo em outubro de 1717, quando três pescadores encontram a sua imagem. Eles deveriam levar muitos peixes para o banquete do governador. Porém conseguiram pescar apenas o corpo enegrecido de uma pequena escultura sem cabeça. Esta veio em seguida na rede, anunciando uma pesca milagrosa. A quantidade de peixe a partir daí foi tão grande, que tiveram que voltar para casa com receio de naufragar.


A imagem representava a Senhora Conceição Aparecida, que assumia a condição sofrida do povo brasileiro, naquela época de escravidão. Ela foi guardada até 1732 por um dos pescadores, quando então entregou a seu filho. Ele construiu um pequeno oratório , onde a vizinhança se reunia aos sábados para rezar o terço.
O papa Pio XI proclamou Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil em 1930.

O documento de Aparecida nos diz que com os olhos postos em seus filhos e em suas necessidades, como em Caná da Galiléia, Maria ajuda a manter vivas as atitudes de atenção, de serviço, de entrega e de gratuidade que devem distinguir os discípulos de seu Filho, Jesus. (DA -272)


Maria é o canal de todas a graças. Ela é a avenida ampla e perfumada que Deus abriu para chegarmos até Ele, como nossa intercessora.


Como poderemos demosntrar nosso amor e gratidão a Nossa Senhora, que é a mesma apesar dos diferentes títulos?
Atendendo ao seu pedido para rezarmos o rosário todos os dias, seguindo seu exemplo de SIM a Deus e obedecendo a sua ordem dada durante as Bodas de Caná: "Fazei tudo o que Ele vos disser".
                                                                       

Um comentário: