"Grande é a messe, mas poucos são os operários. Rogai ao Senhor da messe que mande operários para a sua messe."
(Lc 10, 2)
São Lucas, médico, literato e evangelista é patrono dos médicos e dos pintores e o autor do terceiro livro dos Evangelhos e dos Atos dos Apóstolos. Segundo a Tradição ele pintou quadros da Santíssima Virgem. Existe a hipótese provável de ele ter recebido informações da própria Mãe de Deus. Daí ter sido ele o único evangelista a falar da Anunciação, da visita a Santa Isabel com o canto do Magnificat, do nascimento do menino Jesus em Belém, da adoração dos pastores, da circuncisão, Apresentação no Templo e puruificação de Maria e da perda e o encontro de Jesus no templo. Assim sendo,o evangelho dele recebeu o título de Evangelho de Maria Santíssima.
Era um pagão grego convertido, colaborador, companheiro e "médico caríssimo de Paulo". (Col 4, 14)
Lucas como Paulo apresenta Jesus como o Messias anunciado pelo Antigo Testamento. Escreve um Evangelho para a terceira geração cristã, anos 80 ou 90, depois de 50 anos dos eventos de Cristo.
Segundo ele as Escrituras (AT) devem ser lidas à luz de Jesus, porque Ele é a explicação e o seu cumprimento. Ressalte-se também a presença constante da mulher no seu evangelho.
São Lucas é representado pelo boi, como emblema dos sacrifícios |
Quadro da Anunciação, onde São Lucas é representado escrevendo |
Virgem de Vladimir |
São Lucas, Mestre de Villahermosa, Século XIV, Museu de Belas Artes deValença |
São Lucas, rogai por todos nós!
Nenhum comentário:
Postar um comentário