segunda-feira, 27 de setembro de 2010

SÃO VICENTE DE PAULO - Pequena biografia

"Convém amar os pobre com afeto especial, vendo neles a pessoa do próprio CRISTO e dando-lhes a importância que Ele mesmo dava."

São Vicente de Paulo
27 de setembro, DIA DE SÃO VICENTE.
São Vicente de Paulo nasceu na terça-feira de Páscoa em 21 de abril de 1581 em Pouy, no sul da França. Ordenou-se padre aos dezenove anos e logo passou pela primeira provação ao ser preso e vendido como escravo. Após receber a liberdade, no cargo de Capelão da Rainha, foi incumbido de distribuir esmolas aos pobres e visitar os doentes no hospital de caridade. Durante esse tempo, sentiu necessidade de trabalhar para eles e  também cuidar das vítimas das fraquezas do corpo e da alma. Sua piedade heróica conferiu-lhe o cargo de Capelão Geral e Real da França. Vendo o abandono dos camponeses, fundou a congregação da Missão, que são os padres Lazaristas, para a evangelização do "pobre povo do interior ". Num apelo que fez durante um sermão, nasceu o movimento das Senhoras Damas da Caridade. Devido ao grande número de enfermos, com a colaboração de Santa Luíza de Marillac, formou a companhia das Irmãs de Caridade. Foi ele também responsável pela organização de retiros espirituais para leigos e sacerdotes através das famosas conferências das terças-feiras. Muitos acham que a maior virtude de São Vicente era a caridade, mas sua humildade suplantava. Enfim, foi o verdadeiro Pai dos Pobres, um reformador do clero, um gênio na admisnistração das coisas de Deus. Basta dizer que as Conferências Vicentinas, fundadas por Ozanam e seus companheiros, espalhadas pelo mundo inteiro, vivem de seus ensinamentos e exemplos até hoje.  Segundo São Francisco de Sales ele era  "o padre mais santo do século ". Faleceu em 27 de setembro de 1660 e foi sepultado na Igreja de São Lázaro em Paris. Foi canonizado pelo Papa Clemente XII em 16 de junho de 1737. Em 12 de maio de 1885 é declarado patrono de todas as obras de caridade da Igreja Católica, por Leão XIII. O corpo incorrupto desse santo está atualmente exposto à visitação pública na Capela São Vicente de Paulo em Paris.

Oração a São Vicente de Paulo ( um trecho de sua novena)

Senhor, que para a salvação dos Pobres e formação do clero, cumulastes de dons apostólicos vosso Bem-aventurado São Vicente; a nós que buscamos seguir os ensinamentos de sua vida , concedei-nos continuar no mundo a missão de vosso Filho e a abrasar-nos sempre em vosso amor. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.


Nenhum comentário:

Postar um comentário